O ano novo já começou, mas 77.723 veículos de São Paulo ainda estão com a inspeção ambiental veicular de 2013 irregular. Segundo a Controlar, empresa responsável pela avaliação do nível de emissão de poluentes dos veículos da cidade, os donos desses carros, motos e caminhões têm até o fim de janeiro para regularizar a situação.
Entre os veículos em débito, 65.335 já passaram pela inspeção, mas foram reprovados devido à elevada quantidade de poluentes emitida durante o teste. Essas inspeções devem ser agendadas novamente no site da Controlar .
Três dias após o pagamento da taxa de R$ 47,44 para fazer o serviço, o dono do veículo poderá agendar a inspeção no site ou pelo telefone (11) 3545-6868. A análise de emissão de poluentes pode ser feita de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, em 16 postos.
A Controlar terá o contrato rescindido com a prefeitura no dia 31 de janeiro. O município tem pressa na escolha das novas empresas que farão o serviço para que não corra o risco de precisar suspender as vistorias.
Segundo o edital de licitação, o valor máximo que poderá ser cobrado pela taxa é de R$ 40,86. Esse valor, no entanto, só será cobrado do proprietário do veículo que for reprovado na primeira vistoria. Na primeira avaliação, não será cobrado nada, segundo a prefeitura.
Atualmente, o motorista consegue a devolução do dinheiro –desde que o veículo passe na fiscalização ambiental. A Folha mostrou que menos de um terço dos motoristas aprovados pede o reembolso.
Fernando Haddad (PT) decidiu suspender, em outubro, a inspeção e romper o contrato com a Controlar. Segundo o prefeito, a decisão seguia recomendação da Procuradoria-Geral do Município.
A Controlar recorreu e, em 16 de outubro, a justiça estadual determinou a retomada do serviço.
Fonte: Folha de São Paulo